Você conhece os discos Folk indicados ao 2020 Grammy Awards?
por Maísa Cachos
Talvez você não saiba, mas o famoso prêmio Grammy tem uma série de categorias voltadas para a American Roots Music. Nela, são indicados e escolhidos as melhores performances e canções de raízes americanas, além de melhores álbuns de Americana, Bluegrass, Blues tradicional e contemporâneo, música de raízes regionais e, claro, nosso amado Folk.
E os indicados deste ano na categoria Folk são…
My Finest Work Yet – Andrew Bird
“My Finest Work Yet” é o décimo segundo álbum solo de Andrew Bird e foi lançado em 22 de março de 2019. Ele é notavelmente o primeiro trabalho abertamente político do artista, cobrindo tópicos como atmosfera política divisória, mudança climática e apatia. Contudo, ele não deixa que os temas se sobreponham a arte da música em si. Mesmo que você discorde de algumas de suas opiniões, certamente continuará apreciando suas melodias.
Rearrange My Heart – Che Apalache
“Rearrange My Heart” é o segundo álbum de estúdio dos Che Apalache e foi lançado em 9 de agosto de 2019. Neste trabalho, o quarteto acústico multinacional toca música americana (englobando as Américas do Norte, Central e do Sul), sem medo algum de infundir sua música com mensagens que confrontam questões de imigração e de identidade.
Patty Griffin – Patty Griffin (Ganhadora!!*)
Autointitulado, este é o oitavo álbum de estúdio de Patty Griffin e foi lançado em 8 de março de 2019. O fim de seu relacionamento público de longa data com o cantor Robert Plant e sua luta contra o câncer de mama são eventos perceptíveis na essência deste trabalho que, através de seus personagens, abordam questões de poder, racismo, morte, identidade, migração, memória e os mistérios do mundo natural.
Leia também: 8 discos de veteranos do folk que você deveria ter escutado em 2019
Evening Machines – Gregory Alan Isakov
“Evening Machines” é o quarto álbum de estúdio de Gregory Alan Isakov e foi lançado em 5 de outubro de 2018. Gravado em casa, na sua própria fazenda, onde além de fazer música ele põe a mão no arado, o disco tem uma forte conexão com a terra. É um trabalho que filtra a música folk americana e nos deixa ao mesmo tempo curiosos, intrigados e aconchegados.
Leia também: Gregory Alan Isakov está de volta com o envolvente “Evening Machines”
Front Porch – Joy Williams
“Front Porch” é o segundo álbum solo lançado por Joy Williams desde o fim do duo The Civil Wars e foi lançado em 3 de maio de 2019. O trabalho é delicado e apresenta melodias que valorizam a melancolia agridoce de um momento que parece ter desaparecido enquanto ainda está sendo vivido. Diferente do anterior, este, sem dúvidas, é um disco que resgata o seu legado dos Civil Wars.
Agora é dar play e escolher o seu favorito da premiação que acontece no próximo domingo, dia 26 de janeiro.
*Atualização no dia 27 de janeiro de 2020.