16 vídeos do folk brasileiro para começar o ano com esperança na cena nacional
por Maísa Cachos
Há quem diga que o mês de Janeiro demorou 200 dias para terminar, para mim até que passou rápido. Mas independente do tempo que ele durou, o legado deixado para o Folk foi bom demais. Selecionamos aqui alguns dos vídeos que vimos nos primeiros dias do ano e que nos deram esperança na música nacional, espero que desperte isso em você também.
Tchello Gasparini (feat. Murillo Augustus) – “A Voz da Cidade”
Vamos começar a lista com esse clipão de “A Voz da Cidade”, do Tchello Gasparini com participação do Murillo Augustus. Ele não foi lançado em Janeiro, mas foi ali no finzinho de Dezembro. Então, se você deixou passar batido por conta das festas de fim de ano, taí a chance de se redimir e dar o play. Como o próprio músico diz, a canção é “uma homenagem a todos os artistas que participaram desse intenso ano (2018) de muita música e muita luta. Um grito quase mudo de esperança numa cidade emudecida, mas cheia de histórias pra cantar”.
Murillo Augustus – “Sanatório Hostil”
Pegando o gancho, já que mencionamos o querido Murillo Augustus mais acima. O músico lançou, em meados de janeiro, o clipe de Sanatório Hostil, faixa que dá nome ao seu mais novo disco, também lançado no primeiro mês de 2019. As imagens mostram Murillo e sua turma, no estúdio do Canteri (em Bragança Paulista), trabalhando na produção do álbum. É perceptível a diversão e empenho de todos os envolvidos. As imagens são do Murilo Destro.
OutroEu – “Ai De Mim”
Os meninos da OutroEu viajaram, em dezembro, para Nashville para uma participação no programa MINIDocs. Na ocasião, rolou uma gravação ao vivo de “Ai de Mim”, novo single de trabalho da banda, no lendário Blackbird Studios. A faixa, que integra o debut álbum dos rapazes lançado no ano passado, conta na versão do disco com a participação especial da cantora Sandy. E faz parte da trilha sonora da novela da Globo “O Outro Lado do Paraíso”.
Maurício Musa (feat. Giulia Catão) – “Tem dias que são noites”
Maurício Musa é um novo nome por aqui no FolkdaWorld. O músico e compositor lançou, também em meados de janeiro, o clipe da faixa “Tem dias que são noites”, que integra “Sorrisos Mudam Paisagens”, o terceiro disco solo do músico. À saber, produzido por Bozzo Barretti (Atual Brotheria, ex-Capital Inicial). Entre imagens gravadas entre Santos e São Paulo, o músico cantarola sobre nossos dias atuais. “A música fala sobre essas angústias que todos temos de tempos em tempos. As coisas estão bem, mas parece que falta algo que não sabemos definir. A música vai nesse sentido e o clipe é a garota que se reencontra com a sua criança interior, a menininha que adorava brincar vestida de bailarina, que sonhava com isso que hoje é”, explica Maurício.
Moh Magalhães – “Moça”
Depois de nos encantar com uma session da canção “Moça”, a curitibana Moh Magalhães oficializou a faixa como single do seu vindouro disco e nos presenteou com um simples, mas bonito clipe, produzido pelo Gustavo Berg. Nas imagens. vemos Moh passeando por aí, ecoando a leveza de seu canto e a beleza de seus acordes.
Amanda Cadore – apresentação no Um som Salva
A cantora e compositora Amanda Cadore, compartilhou o vídeo de uma apresentação sua, cantando não uma, mas quatro canções. São elas: “Eu e Você, um Só”, “Terra”, Passarinho” e “Na hora do almoço” (Belchior). A apresentação aconteceu durante o Um som Salva, um evento cultural gratuito produzido com o intuito de celebrar a musica e aproximar seu público das oficinas e intervenções em um mesmo espaço. Sem lançamentos desde o seu single “Travesseiros”, que ganhou um bonito e significativo clipe em março do ano passado, Amanda está agora realizando uma campanha de financiamento coletivo para lançar seu EP “Inverno só se for azul”. Você colaborar aqui.
Diego Schaun – “Eu quero a sorte do olhar de alguém”
O músico baiano Diego Schaun também começou o ano com o pé direito, lançando o clipe de sua nova canção “Eu quero a sorte do olhar de alguém!”. A música e seu vídeo abrem as portas de divulgação para o novo trabalho do músico que contará com um EP de 5 faixas e uma sequência de vídeos no formato voz e violão.
Akio Ponte – Mini Doc Mais Um Mero Ruído Excêntrico
Em 2018, o músico Akio Ponte lançou “Mais Um Mero Ruído Excêntrico”, o seu primeiro disco composto de 11 faixas autorais. Agora, ele abre 2019 compartilhando conosco um mini documentário que mostra um pouco sobre como foi o processo de gravação e produção do trabalho.
Senhor Florista – “Dedo na Vidraça”
Mais um nome novo por aqui. Com uma pegada meio acústica, meio folk, meio rock, meio nova MPB, o projeto Senhor Florista (encabeçado por Jim Coelho, paraense radicado em SP) disponibilizou o clipe “Dedo na Vidraça”. As imagens são de Flávio Junior.
Deskshop – “Lobo Mau”
Em setembro do ano passado, comentamos aqui sobre o single “Lobo Mau”, que marcou a volta do projeto Deskshop. A canção, que integra o EP “Levo na Bagagem”, e mostra que o fim de uma história de amor não precisa ser tratado de forma tão pesada, ganha agora um clipe. Nas imagens, vemos Paulo Quadros vocalista e criador da banda cantarolando pelas paisagens da cidade de Teutônia (RS).
Passos – “Éster”
Ricardo Passos, integrante da banda folk Lenhadores da Antártida, estreou seu projeto solo em janeiro com um EP intitulado “Centeio”. O trabalho reúne 5 faixas com letras introspectivas em melodias flutuantes e carregadas de emoção. Dentre elas, “Éster” foi a escolhida para ganhar um clipe dedicado ao mês da visibilidade Trans. A direção ficou por conta de Fernando Hideki.
Arthur Matos – “7 Mares”
O músico sergipano Arthur Matos dá o pontapé inicial em 2019 ao som de “7 Mares”, faixa que integrará seu vindouro disco “VOCÊ”, ao lado de mais onze faixas inéditas. A canção, cheia de melancolia, chegou acompanhada desse lindo clipe dirigido por Gabriel Barreto.
Folk Como Ocê Gosta – “Samba pra Ana”
O grupo Folk Como Ocê Gosta disponibilizou o clipe da canção “Samba pra Ana”. A faixa está presente no álbum “Colheita ou Sorte Singular”, lançado em 2017. As imagens – que intercalam entre os integrantes da banda e uma artista de dança acrobática – foram gravadas, em novembro de 2018, no Instituto Entrando Em Cena, em Bragança Paulista-SP. A direção fica por conta de Glaucio Leme.
Em Busca de Sofia – “Te Espera”
Em dezembro do ano passado, o grupo Em Busca de Sofia liberou seu EP de estreia, intitulado “Fenda”. O trabalho conta com 5 faixas autorais, entre elas “Te Espera”, primeiro single da banda que foi produzido pelo Duca Tambasco (baixista da Oficina G3). Em janeiro deste ano, a faixa ganhou uma empolgante versão ao vivo gravada no Pitangueira Estúdio.
About a Soul – “Insecure”
Depois de viajar para o Canadá, realizando uma mini-turnê com quatro apresentações em pubs e restaurantes, o músico americanense Lucas Macedo, vocalista da banda de indie-folk About a Soul trouxe pra casa um novo single, gravado no Catherine North Studios (onde sua banda favorita, City And Colour, gravou seu segundo e terceiro disco). Intitulada “Insecure”, a faixa minimalista e captada com guitarra e voz, aborda a insegurança de alguém que não se acha bom o suficiente para a pessoa amada. A canção chegou acompanhada do vídeo intimista que você pode conferir logo abaixo.
Monoclub – “Anzóis”
Fevereiro teve suas portas abertas com não um clipe, mas uma obra prima lançada pelos caras da Monoclub. Sob direção da própria banda e da Seven Cats Filmes, o vídeo mostra um personagem, representado pelos cinco integrantes do grupo, encurralado na rotina e sem conseguir quebrar os padrões contínuos de sua vida. A canção faz parte do recém-lançado vinil, que contém duas faixas: lado A, a música “Istambul” e lado B, “Anzóis”. As duas canções tratam um pouco dessa dualidade da vida artística, que mistura prazeres com angústia da cena independente brasileira. Em tom mais sombrio, “Anzóis” ganha uma narrativa sufocante e o sentido do barco vindo de 8 anos de carreira. Confira!