24 novidades do folk brasileiro para se despedir de agosto
por Maísa Cachos
Pronto! Acabou o mês mais longo do ano. E para nos despedirmos dele, uma lista grande à mesma altura e com uma porrada de lançamentos que rolaram ao longo dessa eternidade!
MIDRA – “Um Pouco De Ti (Deixa)”
O projeto MIDRA liberou o single “Um Pouco de Ti”, uma bonita balada indie folk que estará presente no vindouro EP “Retrato”. A canção, totalmente autoral, é a mais intimista do novo trabalho, a única sem guitarras e expõe um pouco das influências do projeto em nomes como City and Colour, Bon Iver e William Fitzsimmons. A faixa chegou com vídeo tão bonito quanto ela, dirigido por Lucas Ferreira.
Arthur Matos – “Já”
Seguindo a sequência de lançamentos de seu vindouro disco, intitulado “Você”, Arthur Matos liberou a faixa “Já”. Se não me falha as contas, este já é o oitavo single liberado do trabalho e só nos deixa com mais curiosidade para ouvirmos o álbum completo.
Moons – “Nobody But Me”
Os mineiros da Moons estão se preparando para lançar “Dreaming Fully Awake” no próximo dia 19 de Setembro, e fecharam o mês de agosto lançando o segundo single do trabalho, “Nobody But Me”. A faixa é uma narrativa, que fala sobre um encontro mágico onde a pessoa pode ser ela mesma, e que mistura folk e blues, com as influências da banda em Keith Richards e Bob Dylan.
Veja também: The slide side of the M O O N S
A Transe – “Greta”
O duo de folk tropical, A Transe, formado pelo casal de cantores e compositores Francesca Pera e Fernando Zorzal, acaba de estrear seu single “Greta”. A faixa, que encabeça a divulgação do próximo disco de inéditas da dupla de Vitória-ES, foi inspirada na expressão “ver a vó na greta” que significa algo como “passar por uma situação difícil”. A canção chegou acompanhada de um clipe que cria um universo lúdico para o útero, representando o renascimento presente na letra. A direção de arte e animação são assinados por Amanda Mape, já câmera, edição e finalização são de Julia Galdino.
Gabriel Buarque – “Quando Te Vi”
Falando sobre os encontros e desencontros da vida, o cantor e compositor Gabriel Buarque lança o clipe de “Quando te Vi”. A faixa une indie, folk, pop e MPB e teve produção de Felipe Vellozo (Mahmundi, Duda Beat). No vídeo, dirigido por Guido Santos, as ruas de Niterói se tornam personagens em imagens ágeis e aéreas para representar o amor entre duas pessoas, representados pelo próprio artista e pela atriz Maria Ripper.
Veja também: Duo Massonettos estreia com clipe de “Milésima Vez”
Lauro Mendonça – “When You Find Her”
O músico Lauro Mendonça lançou um clipe para o seu primeiro single: “When You Find Her”. A faixa fala sobre a mágica de encontrar alguém que dá mais sentido ao seu mundo e ganhou um clipe produzido pela equipe da Visão Eventos. As imagens foram gravadas em três locações do Rio Grande do Norte: as Dunas do Rosado, em Ponta do Mel; O Lajedo de Soledade, em Apodi; e a Barragem de Santa Cruz, também em Apodi. As paisagens tiveram um papel fundamental na narrativa visual que se desenvolve junto à música através da bela coreografia dos dançarinos Mattheus Costa e Renata Soraya.
Roberta Spitaletti – “Apartamento 19”
A cantora e compositora Roberta Spitaletti liberou mais uma faixa de seu novo projeto “Em Casa”. Desta vez, recebemos “Apartamento 19”, uma canção que fala sobre a transição para a vida adulta, que envolve questionamentos, inseguranças e a dor das realidades que nos encontram e que ninguém nos conta quando ainda somos crianças. Contudo, a perspectiva é positiva. Afinal, depois de todasa as experiências que passamos na vida, nos tornamos mais fortes.
Hozen – “Have You Ever Seen The Rain” (Cover)
Depois de passar por algumas mudanças na sua formação e ficar aí num curto hiato, a banda de Campina Grande-PB, Hozen, ressurge com um bonito clipe onde apresenta uma baita versão folk rock para “Have You Ever Seen The Rain”, o clássico do Creedence Clearwater Revival.
Veja também: Hōzen vence concurso e é eleita melhor banda universitária do Brasil
Le Tour Du Monde – “Te Vejo em Dezembro”
O projeto Le Tour du Monde, formado por Lucas Mayer e Iris Fuzaro, divulgou o clipe da faixa “Te Vejo em Dezembro”, uma gostosa misturinha de Folk com MPB e que integra a websérie “Som das Estradas”, patrocinada pela Firestone. Ao lado do casal, assina a composição, cuja inspiração surge a partir das vivências no Sudeste brasileiro, o Markus Thomas (vocalista da banda Versos que Compomos na Estrada). E participam, também, JotaPê, Yasmin Olí, Lulinha Alencar e Kabé Pinheiro.
Alexandre Beltramini – “Medo”
O cantor e compositor paulista Alexandre Beltramini transforma a dificuldade e o receio de se abrir para alguém em um indie folk intimista. A faixa “Medo”, seu mais novo lançamento, surgiu do receio de revelar seus sentimentos para a pessoa amada e a angústia de pensar mil cenários onde isso pode dar errado. A canção chegou com um vídeo tão intimista quanto a letra da canção, nele, vemos uma cura apresentação do artista e sua obra.
Sarah Abdala – “Seio Azul”
Em outubro, a cantora e compositora Sarah Abdala vai lançar seu novo álbum, “Pueblo”. E nesse mês de agosto, ela entregou ao mundo a faixa “Seio Azul”, que une dedilhados com camadas de indie e alternativo sobre uma MPB com influência de música latina. A canção é um ponto central no novo trabalho da cantora e acabou ganhando um vídeo que usa a natureza para representar um eterno recomeço. As imagens foram registradas no Bosque da Barra, no Rio, sob a direção de Tai Fonseca.
The Smokey Crow – “The Ballad of the Black Horse”
O projeto The Smokey Crow, que faz um baita som Country-Folk com uma pegada mais dark, participou da segunda edição do Faria’s Session. Na ocasião, rolou uma entrevista acompanhada de um pocket show e uma das canções apresentadas foi “The Ballad of the Black Horse”, que você pode assistir logo abaixo. Se curtir e quiser ver a session completa, é só clicar neste link.
Veja também: Inspirado em Cash, The Smokey Crow prepara disco com reflexões sobre a vida e a morte
Bravaguarda – “Abra Essa Janela”
Os rapazes da Bravaguarda lançou um clipe colaborativo para o novo single da banda “Abra Essa Janela”, que faz parte do EP “Na Cidade”, lançado em abril deste ano. A direção e produção ficou por conta do André Barreto (FØCA Audiovisual), e a ideia foi unir a positividade da letra, que aborda os recomeços da vida, e trazer parceiros de estrada e pessoas que acompanham o nosso trabalho para colaborarem no projeto.
Guilherme Schwab – “Hora e Lugar”
O ex-Suricato, Guilherme Schwab, anunciou o vindouro lançamento de “Tempo dos Sonhos” – seu EP solo – com o lançamento do single “Hora e Lugar”. A canção chega pra somar a nova leva de folk-pop que tem tomado conta do Brasil e foi apresentada também em formato de clipe.
Suricato – “Astronauta”
Depois de um bonito EP homônimo, seguido de um álbum completo, com seu novo formato solo, o Suricato nos entregou o clipe de “Astronauta”. A faixa, junto com mais 10 outras canções, integra “Na Mão as Flores”, que também foi lançado nesse mês de agosto e mistura pop, folk e blues.
Lucas Félix – “Perto do Mar”
O carioca Lucas Félix divulgou um lyric video da poética e otimista faixa “Perto do Mar”. A canção faz parte do seu mais novo EP, intitulado “Perto” e que conta com três faixas. Um trabalho curto, mas que transita entre baladas românticas e canções mais reflexivas sobre o ser humano.
Tuia – “Espanhola”
Tuia divulgou um ousado clipe para sua versão de “Espanhola”, clássico de Sá e Guarabyra e Flávio Venturini, com um toque de Secos e Molhados. A canção integra seu novo álbum, que se chama “Versões de Vitrola (Vol. 1)” e no qual o músico apresenta versões únicas para diversos clássicos da música brasileira, bem como uma música inédita de sua autoria.
Ah… Como rolaram umas pequenas férias em julho, vamos incluir mais uns nomes aqui para aumentar ainda mais essa lista.
Victor & O Chapéu – “Instagram”
Victor e sua banda O Chapéu estrearam com a faixa “Instagram”. A canção é um retrato dos tempos digitais e dos amores líquidos, onde um término de namoro pode virar um jogo de obsessão pautado por posts. “Te ver online dói no coração” e “Seu feed não tem mais rastro de mim” são alguns dos trechos que compõem a música que conversa com os dilemas da geração digital. A faixa ganhou, também, um clipe, dirigido pelo cineasta Bruno Murtinho, mostrando a história de uma jornada atravessando o continente até chegar na Califórnia, onde Victor tem uma resolução importante em relação ao término com sua amada.
Gil Móia – “Areia”
Natural de Barcarena, no Pará, e radicado no bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Gil Móia faz uma música que busca uma ponte entre a natureza da Amazônia e as paisagens do subúrbio. Prestes a lançar seu EP de estreia, ele revela o delicioso em melancólico single “Areia”, com produção musical de Hugo Noguchi. O artista mistura influências de nomes do cancioneiro paraense, tanto da MPB, como Nilson Chaves, quanto do flashbrega, como Ted Max e de fora de sua terra, como João Gilberto e Lupicínio Rodrigues, em um caldeirão que bebe da sonoridade do indie e do rock. Nas temáticas, ele une antigos causos de sua bisavó, saudades de sua terra natal e os desafios de sua atual estadia no Rio. Baita trabalho!
Raquel Campelo – “Out of breath”
Depois de chamar atenção com seu indie folk no single “Lake Song”, a cantora e compositora brasiliense Raquel Campelo segue antecipando seu primeiro EP, “Nostalgia”. Em “Out of breath”, a artista dá adeus a um relacionamento e transforma uma letra, que poderia ser melancólica, em uma canção que cresce aos poucos em sua instrumentação.
Bemti – “Eu Te Proíbo de Ter Esse Poder Sobre Mim”
O músico Bemti divulgou o videoclipe da faixa “Eu Te Proíbo de Ter Esse Poder Sobre Mim”, que integra o disco “era dois” (2018). Protagonizado pelos atores Hugo Bonemer, Bruna Black e Lucas Silvestre, o vídeo tem direção de Bruno Pedroza, e mostra animais e descobrem o gosto da liberdade, como também a força que as uniões tem na vida de cada um.
Morning Whispers – “Words”
O projeto Morning Whispers liberou um clipe para a faixa “Words”, que está presente em seu álbum “The Tale of the Boy with no Name”, lançado neste ano. Com imagens e edição de Jaqueline Real, o vídeo reúne cenas de uma apresentação do músico e, também, de outros artistas no Festival Folk You, que aconteceu em Campinas-SP, em junho.
Ricardo Mabilia – “Quero voltar”
O músico Ricardo Mabilia liberou o clipe da faixa “Quero voltar”, presente em seu disco “Universo Vil”, lançado no primeiro semestre desse ano. Sensível, simples e introspectivo, aqui o artista nos convida a reviver momentos, misturando imagens do “hoje” com as de situações já vividas e que merecem ser lembradas. Direção, montagem e câmera ficam por conta de Nícolas Mabilia.
Veja também: Ricardo Mabilia e silêncios que suturam
Fee Grillo – “Tô te esperando”
Menção honrosa aqui ao cantor mineiro Fee Grilo que lançou, lá em junho, o belíssimo single “Tô te esperando”. Primeiro lançamento após o EP “Mesmo Céu”, onde flertou mais com a música pop, o novo single mescla influências e volta a ter o violão como instrumento de destaque (eu adorei!). Produzida por Raphael Ota e composta ano passado pelo próprio cantor, a faixa fala de um amor a distância, de maneira simples e leve.