O novo disco da Brandi Carlile é sobre perdoar, ainda que a vida seja dura
por Maísa Cachos
Em seu sexto trabalho em estúdio, a incrível cantora e compositora Brandi Carlile se junta com os co-produtores, Shooter Jennings e Dave Cobb, para um disco que varia de folk, country e blues para pop e rock sinfônicos com maestria.
Através da 10 faixas de “By the Way, I Forgive You”, lançado em 16 de fevereiro, Carlile exprime com entusiasmo suas letras. Dentre elas, “The Joke”, talvez seja o ápice do disco, um hino grandioso com piano e cordas belíssimas. Não a toa, foi o single principal do álbum.
Num contexto geral, esse é o tipo de álbum em que a cada faixa você vai pensar “esta é melhor que a que eu acabei de ouvir”, então vem outra que você gosta mais e isso vai continuar até o fim do álbum.
Mas aí você deve estar se perguntando “como tudo isso pode ser sobre a vida ser difícil?”. A própria Brandi responde numa entrevista à Rolling Stone Country, da qual parafraseei o título desse post:
“Tudo o que aconteceu nos últimos 10 anos: pessoas que se mataram, problemas com nossas famílias, divórcios, todas essas coisas nos alcançaram…”, diz ela. “Você pode fazer qualquer coisa com isso, mas o que escolhemos fazer é falar sobre encontrar uma maneira de perdoar fundamentalmente e aceitar que a vida pode ser dura”.
A mensagem do álbum é tão forte que, durante a sua campanha promocional, Carlile publicou uma carta aberta a um pastor que conheceu na adolescência. E que, na frente de sua família e amigos, se recusou a realizar seu batismo (um símbolo essencial da fé) com base em sua orientação sexual. “Eu não acredito que você tenha feito isso para me humilhar”, ela escreveu “Eu acho que você lutou com a decisão e simplesmente passou o tempo”. Ela quis fazer da nota uma demonstração pública do perdão e convidou seus fãs e seguidores a contarem suas histórias e perdoarem seus ofensores.
E é sobre esse perdão – não um gesto relutante ou sem coração, mas algo poderoso e pró-ativo – que gira todo o álbum. Perdoar, ainda que custe!
Este talvez seja o melhor álbum de Carlile desde “The Story”, que completou 10 ano em 2017 e ganhou uma edição especialíssima com participações especiais de artistas como Dolly Parton, Pearl Jam e Adele.
Sem mais, play para conferir!