A voz de Hozier – e da sua música – nas causas que importam
por Rafaella Peres
Após 4 longos anos de espera, Hozier finalmente está de volta! O irlandês apresentou seu mais novo EP “Nina Cried Power” na quinta-feira (06) e lançou, na última quarta (12), o clipe da canção que originou o título do álbum.
A música de abertura “Nina Cried Power” é uma obra prima. A canção, em parceria com uma das lendas da música Mavis Staples, é a representação impecável da importância e do poder da música (e de grandes artistas) na luta e no protesto pela defesa de causas marcantes que moldaram e aprimoraram nossa sociedade.
Ao longo da canção, Hozier cita grandes nomes como Billie, Curtis, Lennon e James Brown, todos somados a palavra “power”, demonstrando, de fato, o poder que essas personalidades representam no universo musical e de como sua influência foi fundamental para a arte. Além de músicos, são figuras representativas, influenciadores e protestantes de causas que mudaram o mundo.
O clipe foi dirigido pelo irmão do cantor e é quase tão tocante quanto a música em si. O vídeo, aparentemente simples, tem um significado poderoso. São pessoas comuns – muitas parecem estar ouvindo pela primeira vez a canção – e artistas conhecidos (como a própria Mavin Staples) ouvindo “Nina Cried Power” nos fones de ouvido. O ápice do vídeo são as expressões e reações de cada um. É a prova viva de que a música, em todas as suas formas, é fundamental e imprescindível para o mundo.
Na descrição que o artista disponibilizou no YouTube, ele deixou um discurso tocante:
“Esta música foi feita com a intenção de ser uma nota de agradecimento ao espírito e legado do protesto; para os artistas que imbuíram seu trabalho com o vigor da dissidência, e uma reflexão na importância dessa tradição no contexto dos direitos, e vidas, que aproveitamos hoje. Minha esperança para esse vídeo é a mesma.
A Irlanda passou por uma grande mudança sociocultural, com resultados que irão beneficiar as gerações futuras. Somos testemunhas de uma nova Irlanda acordando para a consciência dela mesma; uma nação mais gentil e mais inclusiva. Esse vídeo é uma tentativa de reconhecer apenas algumas pessoas que lutaram por essa nova Irlanda, e aqueles cujo trabalho continuam a me inspirar”.
Confira o clipe:
E, claro, boa notícias! O EP do Hozier contém mais 3 outras músicas que, seguindo o padrão da “Nina” são tão geniais quanto. Não deixem de ouvir. Mesmo.