20 lançamentos que você (não) viu por aqui em 2018

por

O ano de 2018 nos trouxe muitos lançamentos, tanto de figuras consagradas quanto de novos artistas. Apesar de várias listas ao longo do ano, nem todos os lançamentos passaram por aqui. Selecionei aqui 20 trabalhos lançados ao longo de 2018 e que ainda não haviam passado pelo FolkdaWorld e que super merecem a sua atenção.

 

Rend Collective – Good News

 

A banda irlandesa de folk cristão, Rend Collective, lançou em janeiro o seu oitavo disco, intitulado “Good News”. O disco reúne 15 canções que falam, especificamente, sobre as boas novas do evangelho com um clima alegre e festivo, traço característico do grupo.

 

Joshua Hyslop – Echos

 

Em fevereiro, Joshua Hyslop lançou o seu terceiro disco, “Echoes”. O trabalho, que apresenta 11 músicas, tem fortes influências do folk e do country, e conta com harmonias simples e minimalistas.

 

I AM THEY – Trial and Triumph

 

O grupo cristão I AM THEY abriu o mês de março com o seu segundo disco, intitulado “Trial and Triumph”. A banda ainda está experimentando sonoridades neste novo trabalho, e isso traz como consequência um disco, com banjos e violões incríveis.

 

Eduardo Mano – Mais Vale Um Dia, Zeloso É O Pai Por Sua Glória, e Não Me Envergonho

 

O missionário e cantor Eduardo Mano lançou um EP e dois singles no ano de 2018. O primeiro, “Mais Vale Um Dia”, foi lançado em março. O EP possui 4 faixas, gravadas pelo próprio Mano. Os dois singles vieram no segundo semestre: “Zeloso É O Pai Por Sua Glória”, lançado em Agosto, e “Não Me Envergonho”, lançado em Dezembro. Atualmente, Eduardo Mano está morando em Portugal, em um trabalho missionário com sua esposa e filha.

 

Tenille Townes – Living Room Worktapes

 

A canadense Tenille Townes lançou, em abril, o EP intitulado “Living Room Worktapes”. A artista gravou 4 músicas inéditas na sala de sua casa, e apenas um violão acompanha a voz da cantora. Esse é o primeiro EP da artista, que já venceu as três indicações ao CCMA Awards.

 

Tiago Cavaco – Milagres no Coração

O mês de abril também foi marcado pelo lançamento do segundo disco do pastor, escritor e músico português Tiago Cavaco. O projeto é uma extensão do livro, que carrega o mesmo nome e compila vários sermões sobre passagens do livro de Marcos. “Milagres no Coração”, segundo o próprio Cavaco, é o seu “estranho mas sincero tipo de worship music”. Vale a pena dar uma ouvida.

 

Yellow Boulevard – The Demo Tapes

 

No mês de maio, a banda de indie folk gaúcha, Yellow Boulevard, lançou o seu trabalho de estreia, intitulado “The Demo Tapes”. O EP reúne 5 faixas autorais, e apresenta uma sonoridade que passeia entre o rock and roll e o folk. Destaques para a primeira música do EP, dedicada ao Tom Petty, e “Someday”.

 

Fábio Sampaio – Cada Detalhe

 

Em junho, depois do excelente projeto “Lembranças” e da versão mais que maravilhosa de “Castelo Forte”, Fábio Sampaio apresentou ao público o single “Em Cada Detalhe”. A música conta com a participação especial da cantora Marcela Taís.

 

John Mark McMillan – The Mercury Sessions e The Lightning Sessions

 

Também no mês de junho, o cantor John Mark McMillan lançou o EP “Mercury Sessions”. O trabalho reúne 7 músicas do disco “Mercury and Lightning” em versões acústicas e com artistas convidados. As outras 7 canções do disco de 2017 também ganharam versões alternativas no segundo trabalho do artista em 2018, “Lightning Sessions”, lançado em agosto. Os dois EPs também trazem comentários de todas as canções. um dos melhores trabalhos do ano, vale a pena conferir.

 

Dispatch – Location 13

 

A banda de indie folk americana Dispatch lançou o disco “Location 13 em julho”. O trabalho apresenta uma sonoridade que vai do blues rock ao folk, passando pelo reggae, uma característica da banda.

 

Luan Costa – Gratidão

 

O mês de novembro e dezembro trouxeram muitos bons lançamentos. O primeiro, lançado dia 05 de novembro por Luan Costa, se chama “Gratidão”. O primeiro EP do cantor traz 4 faixas produzidas pelo guitarrista Victor Pradella.

 

Benjamin Krogh – Beck And Call

 

Já no dia 16 de novembro, dois discos foram lançados. Um deles é o “Beck And Call”, do músico e designer Benjamin Krogh. O disco, lançado pelo selo Deeper Well, apresenta 10 canções voltadas mais pro country, e apresenta uma experiência mais pessoal com o Divino, através de letras simples e objetivas.

 

NEEDTOBREATHE – Acoustic Vol. 1

 

O segundo disco lançado no dia 16 de novembro, é o  da banda cristã NEEDTOBREATHE. “Acoustic Vol. 1” foi gravado durante a turnê de 2017, All The Feels Tour, que contou com shows inteiramente acústicos. O trabalho reúne canções antigas e atuais, sob uma roupagem mais country/folk. Além dos sucessos da banda, o disco ainda conta com um cover de “Stand By Me”.

 

Shawn James – Burn The Witch

 

No final do mês de novembro, o músico Shawn James lançou o single “Burn The Witch”. O cantor, que ficou conhecido por cantar a música tema do aclamado jogo The Last Of Us, cria uma atmosfera densa com um dedilhado simples e guitarras pontuais.

 

UNITED – Good Grace

 

O ministério Hillsong United abriu o mês de dezembro com o single “Good Grace”. A canção, que faz parte do novo disco da banda, apresenta um som bem diferente do que eles vinham fazendo ultimamente, e conta com arranjos que remetem a canções antigas do grupo.

 

The Lumineers – Pretty Paper

 

O grupo The Lumineers lançou sua primeira canção sem a cellista Neyla Pekarek. A versão da música originalmente composta por Willie Nelson ganha vida com uma roupagem voz e violão no novo trabalho da banda.

 

Sola – Gênesis

 

O Projeto Sola encerrou o ano com o single “Gênesis”. A canção, que narra o nascimento de Cristo, foi lançada no dia 24, antes do Natal.