25 novidades do folk brasileiro para incluir na trilha sonora da sua semana

por

Uau! As últimas semanas foram riquíssimas de novidades para o folk brasileiro. O número de lançamentos e clipes que acompanhamos por aqui tá aí no título. Então rola o mouse (ou dedo, caso esteja no smartphone) para conferir tudo o que listamos aqui.


Morning Whispers – “Dark Days” (feat. Karine Müller)

Começamos com esse duo bonito do projeto Morning Whispers em parceria com a Karine Müller, lançado no último fim de semana. Apesar da temática que carrega em seu título e que fala sobre dias difíceis (algo já marcante na carreira do Morning Whispers), a canção traz uma leveza e aquele toque de esperança sempre necessário. A faixa ganhou um clipe, gravado em estúdio. Confere aí!

Thiago Muller – “My Favorite Song” (feat. Diana Ebe)

Mais um lançamento do último fim de semana, foi essa baita canção do Thiago Muller em duo com a Diana Ebe. Aqui temos aquele folk pop com uma baladinha meio country e uma belo sintonia entre a dupla, que nos encanta com doçura e palavras de amor mesmo em tempo de cansaço e dificuldade. Corre pro play!

Mogno – “Brilho Infinito”

Formado pelos músicos Lennon Fernandes e Daniel Zé, o projeto Mogno ganhou vida, na última sexta (14), através de dois singles: “Universo” e “Brilho Infinito”. Este segundo chegou acompanhado de um lyric video, filmado na Patagônia pelo próprio Lennon Fernandes. O vídeo é um convite a pegar a estrada em um dia de céu azul; cruzar caminhos, paisagens e contemplar a natureza. Em uma pegada Folk Rock, o som do violão se faz presente, junto com alguns solos e distorções de guitarra. Sua letra fala sobre liberdade, com um conceito meu místico. Play pra conferir!

Suricato – “Horizonte”

Rodrigo Suricato tá seguindo uma vibe de auto descobertas que acabou originando o seu novo EP, intitulado “Suricato” e que conta com três faixas autorais. Uma delas é “Horizonte”, que ganhou um clipe simples, mas maduro e reflexivo como a letra pede. O vídeo foi liberado na última sexta-feira (14) e você pode conferir logo abaixo.

Ale / Alexis – “Estrelas (O tempo vai parar)”

Os irmãos catarinenses já radicados em São Paulo Ale / Alexis liberaram, na última quinta-feira (13), o terceiro dos seus encantadores singles. A faixa é uma balada que mistura folk pop com um romantismo que está enraizado na música dos rapazes. A harmonia de vozes é sempre destaque quando se trata dessa dupla, aqui não é diferente. E como também já é de costume, o single chegou acompanhado de um clipe emocionante dirigido pelo Alexis. Play!

Amanda Cadore – “Eu e Você, Um Só”

Em 12 de junho, comemoramos o Dia dos Namorados no Brasil. Como uma das datas mais românticas do ano, claro, ela pede uma trilha sonora delicada e aconchegante. E foi isso que ganhamos da Amanda Cadore, que escolheu a data para nos apresentar seu mais novo e belíssimo single. A faixa é uma declaração de amor profunda, certeira e honesta. Aproveitem a audição!

Falso Coral – “Faísca” (feat. Bemti e Tiê)

Quem também aproveitou o Dia dos Namorados para um bonito lançamento foi a banda Falso Coral, que reuniu casais reais e fictícios para darem vida ao videoclipe da canção “Faísca”. Dirigido e editado por Bemti (que participa da música) contrapõe a estética dos stories com painéis também criados pelo músico, em cima de pedaços de quadros do artista plástico e projetista já falecido Charles Bosworth. Esse contraste entre a arte “eterna” com a essência “descartável” dos stories também ressoa na letra da música, sobre as dúvidas de um amor que está começando. Vale lembrar que “Faísca” faz parte do álbum “Delta” e conta também com a participação da cantora Tiê .

Pedro Salomão – “Poeta Eu, Poema Ela”

Ainda no Dia dos Namorados, o poeta da web mais queridinho do Brasil, Pedro Salomão (que, a propósito, também figura no clipe acima), divulgou mais um de seus singles. Voz, violão e poesia. Como ele faz de melhor. Na letra, a descrição de algumas características fortes do eu lírico e de sua amada. Aquela canção leve que pede um cafuné enquanto acarícia nossos ouvidos. No meio, claro, uma típica declamação. Um prato cheio para se apaixonar pela canção.

Léo Vieira – “Carente”

É difícil a gente lançar uma lista do folk brasileiro por aqui na qual o Léo Vieira não apareça. Essa não é diferente. Ainda no clima das canções lançadas no Dia dos Namorados, o Léo liberou a balada “Carente” acompanhada de um clipe romântico com imagens de um piquenique repleto de casais brindando e aproveitando o dia, enquanto são embalados por sua música. Tá bonito!

Ana Müller – “Eu Vi Você”

A densidade da letra conduz o ouvinte em meio às cordas do novo single de Ana Müller. Depois de cantar sobre diferentes momentos catárticos escondidos nos cantos das relações amorosas a duas, agora ela se debruça sobre as várias personas dentro de si naquele que considera ser o seu disco de estreia, com lançamento previsto para junho. A primeira amostra desse mergulho interior é o single que chegou acompanhado desse bonito vídeo. Play!

Antiprisma – “Planície Sem Nome”

O duo paulista Antiprisma lançou mais um single que antecipa o disco “Hemisférios”, com previsão de lançamento para o mês que vem. Intitulada “Planície Sem Nome”, a faixa apresenta a ideia de uma viagem de ônibus pelo interior, com paisagens que vem e vão, mostrando uma vida mais simples do lado de fora da janela. Produzido por Elisa Moreira Oieno e Victor José, a letra foi escrita por Victor José enquanto retornava de uma viagem pelo interior de São Paulo, há uns anos.

Tiago Sarmento – “Toda Garrafa tem sua História” (feat. Landau)

Tiago Sarmento e Landau estão mais que amigos, mas friends, nessa nova leva de lançamentos. E estamos gostando! Na nossa última lista de clipes, citamos essa parceria e agora falamos mais uma vez porque a faixa “Toda Garrafa tem sua História”, presente no mais novo disco do Sarmento e com participação do Landau, ganhou um clipe espetacular. Com uma levada meio blues a canção narra a história de um homem que conversa com uma garrafa de bebida que há muito espera alguém voltar a escolher o seu líquido para ser degustado. Não darei spoilers, mas aviso vale ver até o final!

Landau – “The Power of Love”

E por falar em Landau, não sei se vocês sabem, mas ele tem um alter ego chamado Washington Del Buffalo que está completando 10 anos em 2019. O personagem é filho único e ficou órfão aos 10 anos de idade quando perdeu seus pais em um terrível incêndio e se mudou sozinho para um orfanato para iniciar seus estudos. Anos mais tarde, ele retorna para a sua propriedade natal para reconstruir sua casa e achar os restos mortais do seu avô, para que pudesse lhe dar um enterro digno. Agora sua missão é reencontrar o seu eterno amor: Veronica! Você pode ler a história completa aqui no blog do artista. Em homenagem a uma década de seu surgimento, a canção “Power of Love” ganhou o terceiro clipe da saga e tá muito bacana. Play pra conferir!

Mustache e os Apaches – “Megalomania”

Seguindo com as divulgações do álbum “Três” (leia resenha aqui), os Mustache e os Apaches lança agora um clipe para a faixa “Megalomania”. A canção que critica a mania de grandeza e egocentrismo que só cresce em nossa sociedade é um dos destaques do disco lançado no ano passado e agora ganha um registro que conta tanto com apresentações gravadas durante apresentação na Casa Natura Musical, quanto com takes registrados no EstúdioNimbus.

Marcelo Archetti – “Até a Noite Terminar”

O paranaense Marcelo Archetti é cantor, compositor e instrumentista. Escrevendo canções desde a adolescência e tendo passado por muitas bandas, ele consolidou sua carreira de forma solo a partir de 2013, inspirado pelo indie folk, rock e brit pop. Em 2015, ele conseguiu notoriedade nacional através de uma bem sucedida passagem pelo The Voice Brasil. Em 2016, lançou um EP pela Universal Music Brasil com produção de Maycon Ananias. Atualmente trabalhando em novos singles e em uma turnê nacional, ele gravou uma sessão ao vivo em um restaurante em Curitiba, para abrir com chave de ouro o projeto
OFilme Sessions. A faixa escolhida é “Até a Noite Terminar” que está no EP de estreia do artista.

Midnight Mocca – “Time is Passing By”

A banda mineira Midnight Mocca lançou o single “Time Is Passing By”, nos dando mais um gostinho do que vem por ai em seu novo EP, que ainda em fase de finalização. Composta por Lucas Mileib, produzida por Leonardo Marques em parceria com o próprio Lucas; a faixa foi gravada no mesmo estúdio Ilha do Corvo, do primeiro EP “Where Are You Guys From?”. Com arranjos feitos pela própria banda, a faixa se apropria de uma levada que não tem a urgência do momento em que vivemos. Ao contrário, é uma canção para ser degustada aos poucos, com tempo de sobra. Desacelere um pouco e dê aquele play!

T. Guy – “The Valley”

Tiago Civile é o nome por trás do projeto T. Guy que lançou este ano o seu álbum de estreia. Intitulado “Tell Uncle John”, o trabalho é fortemente influenciado pelo Blues, Soul e Americana. No comecinho de junho, o músico liberou um vídeo para a faixa “The Valley”, que tem em sua letra uma narrativa bem intimista e uma belíssima melodia folksy.

Raquel Campelo – “Lake Song”

A cantora e compositora brasiliense de 22 anos, Raquel Campelo faz uma mistura de folk contemporâneo e indie em seu novo single “Lake Song”, que antecipa um vindouro EP. “Essa música traz a história de uma paixão, de quando você percebe que sente algo pela pessoa e não quer que aquele momento com ela, naquele lugar preferido, acabe nunca. É uma canção que faz lembrar momentos bons. Foi a primeira que eu realmente escrevi por inteiro e é muito emocionante vê-la finalmente ganhando vida!”, conta ela. Bora conferir?

Os Arrais – “Luz”

Os irmãos Os Arrais estão de single novo. Intitulado “Luz” a faixa é uma das canções que aparecem no tão esperado DVD “Guerra e Paz”. Por isso, claro, ela já chegou acompanhada de um baita vídeo com imagens ao vivo que integram o DVD.

Yellow Bullevard – “Someday”

A banda Yellow Boulevard está de disco novo, o bonito ” Roll Your Window Down”. Mas, um pouquinho antes do lançamento, eles divulgaram o lyric vídeo do single “Someday”. A faixa tem aquela levada folk rock meio country perfeita para ser a trilha sonora de viagens na estrada. Foot tapping, guitarra e gaita são a companhia perfeita, vai dizer.

The Folkin’ Dads – “Eu já sabia”

The Folkin’ Dads é uma dupla de multi-instrumentistas formada por Felipe Zoio e Gustavo Ortigara. Apesar de tocarem por bares na região de Curitiba interpretando canções dos nossos ídolos folk há cerca de 3 anos, só agora lançaram uma faixa autoral. Só posso dizer que valeu a espera. Confere aí.

Gab Rocha – “Confia e Espera”

O músico Gab Rocha está se preparando para o lançamento de seus novos projetos: um trabalho musical e também um livro contando sua história de superação e transformação. Antecipando um pouco do seu novo disco, ele lançou o single “Confia e Espera” acompanhado de um clipe gravado na Pedra Azul, com a direção de Thiago Makie. Seu filho João Gabriel participa com ele cantando e contracenando.

Felipe Macedo – “Pássaro”

Influenciado pelo folk experimental de Bon Iver e a sofrência indie de Tim Bernardes, entre outros artistas, Felipe Macedo lança seu primeiro single. Intitulado “Pássaro”, a faixa é aparentemente simples, com apenas voz e guitarra, mas carrega uma letra profunda, introspectiva e belíssima. Vale muito dar o play.

Rodrigo Sousa – “Pra Não Acabar” (feat. Marco Telles)

Rodrigo Sousa é um dos integrantes do duo Domonte, que já falamos por aqui. Trabalhando devagarinho em seu projeto solo, o músico lançou uma faixa em parceria com o Marco Telles. Enquanto no duo, as canções são mais voltadas para o folk confessional marcado por dedilhados e marcações mais tradicionais do estilo, aqui Rodrigo nos apresenta mais elementos da música brasileira. Ficou bonito o trabalho que, de quebra, traz um lyric video bem fofo.

Mundo Inverso – “Janela dos Sonhos”

A banda Mundo Inverso lançou um registro acústico de uma das músicas do seu último EP “Oscilação Interna”, lançado em janeiro deste ano. A faixa escolhida é
“Janela dos Sonhos”, que fala um pouco sobre transformar desejos, sonhos e vontades que temos em nossa cabeça em algo real. A versão acústica chegou acompanhada de um vídeo gravado num hostel que o músico Rafael Negrini, que encabeça o projeto, ficou em Barcelona. A captação do vídeo ficou por conta da Larissa Malagrine e o áudio teve captação e mixagem realizadas pelo próprio músico.